quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Casamento: Um Presente do Éden


Ah!... Casamento. Que mulher nunca sonhou com esse momento? Quem não gosta de ficar vendo fotos de casamentos, imaginando e planejando como vai ser o seu? Mesmo que você nunca tenha parado pra sonhar com esse dia, você já deve ter ido a algum e provavelmente ficou emocionado. O fato é que casamentos são lindos e emocionantes!
Quando Deus criou o mundo, Ele criou uma parceira para todos os animais. O macaco tinha a macaca, o leão tinha a leoa, o galo tinha a galinha, enfim, cada animal tinha seu par, porém, Adão não tinha uma companheira. Quando Adão recebeu a tarefa de dar nome aos animais, ele percebeu que era o único que não tinha par. Deus percebeu a necessidade que Adão tinha de ter alguém e não gostou da solidão de Adão:
“Não é bom que o homem esteja só...” (Gênesis 2:18)
Então, Deus fez o homem cair em profundo sono e de sua costela fez a mulher (Gênesis 2:21 e 22). Eu fico imaginando a alegria e a emoção de Adão quando Eva lhe foi apresentada. Deus criou Eva para que fosse sua auxiliadora, ou seja, alguém que o ajudasse, que o completasse. Naquele momento Adão disse lindas palavras que descreveram a emoção daquele momento:
“Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne...” (Gênesis 2:23)
Duas instituições maravilhosas vieram do Éden e continuam a existir, apesar do pecado: o sábado e o casamento. Quando se discute sobre casamento, é útil saber o que Deus planejou que o casamento fosse. Deus planejou o casamento para que fosse uma relação de mútuo amor, lealdade, companheirismo, cumplicidade, para que pudéssemos experimentar um presente do Céu. Mas essa não é a realidade de hoje. O casamento se tornou algo banal. As pessoas não se casam por amor, mas sim por dinheiro ou coisas materiais e é por isso que o número de casais divorciados aumenta aceleradamente.
Para manter um casamento bem-sucedido, para que seja uma benção, o esposo e a esposa precisam convidar o Criador para ser parte da vida dele e do seu relacionamento.
Devemos amar uns aos outros mais do que amamos a nós mesmos e devemos amar a Deus mais do que qualquer outra coisa. Somos a noiva e Cristo é o noivo. Por meio do casamento, Deus pode nos ensinar a amar aos outros mais do que a nós mesmos.
“Cristo honrou a relação matrimonial tornando-a também símbolo da união entre Ele e os remidos. Ele próprio é o esposo; a esposa é a igreja, da qual diz: ‘Tu és toda formosa, amiga Minha, e em ti não há mancha’ (Cantares 4:7)”
(Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 356)
Vestido, buquê, terno, bolo, doces, presentes, madrinhas, padrinhos, decoração, lua-de-mel... Nada disso faz sentido se o casal não se amar de verdade. Só vamos conseguir amar de verdade quando nos ligarmos ao Amor Perfeito.
Se você é casado ou em breve se casará, peça a Deus para abençoar a união de vocês e convide-O para fazer parte do seu relacionamento. Agora se você está solteiro, não se desespere! Deus tem alguém muito especial para você. Espere no Senhor!
“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba...” (1 Coríntios 13:4-8)


Desafio Semanal
#Para os (as) casados (as): Que tal relembrar dos momentos do seu casamento? Chame seu esposo (a) e reveja as fotos, os vídeos, faça uma “viagem no tempo” e relembre desses momentos especiais. Aproveite para renovar os votos matrimoniais.
#Para os (as) solteiros (as): Converse com Deus sobre os seus sentimentos, peça a Ele que te oriente e te mostre a pessoa certa. Conte para Ele sobre como você espera que seja o seu casamento e peça que Ele coloque mais amor e paciência no seu coração.
#Para solteiros (as) e casados (as): Escreva uma carta de amor para Deus, declarando sua gratidão e seu amor em resposta ao Amor infinito que Ele tem por você! Escreva tudo o que você sente por Deus, uma verdadeira declaração de Amor.
Faça os desafios e conte-nos como foi!

Grande abraço!

Ana Caroline Procópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário